Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Africa

As diferentes formas de trabalho na África
Na África sem o contato com os europeus no século XV...
Diferentes formas de exploração de trabalho:
- O escravo braçal, a camada social mais baixa escravo servil que produzia seu próprio alimento ou o de seu senhor. Meeiros trocavam produtos por dinheiro e por fim os manumissos eles não conseguiam sair de seu estado social.
O trabalho na África antes dos europeus
As crianças e as mulheres eram preferidas e mais fáceis de incorporar aos grupos sociais. Os meninos serviam para o serviço militam e os homens e mulheres mais velhos, faziam serviços domésticos em geral (Obs.: Acontece com a presença muçulmana).
Com a chegada dos europeus e do comércio Atlântico. Os escravos se tornaram mais frequentes na sociedade tendo acesso a novos produtos
A escravidão africana nas Américas

ü  Os reinos africanos faziam a guerra, escravizavam os perdedores, ficavam com as mulheres (que era o que interessava) e vendiam os homens para os europeus.
ü  Num primeiro momento, o tráfico de escravos para a América era vantajoso, tanto para os europeus quanto para o comércio Atlântico.
ü  As trocas entre africanos e europeus consistiam, basicamente, em escravos por cavalos e armas de fogo. A África negra não produzia armas de fogo e não tinham cavalos do porte dos comercializados com os europeus.
ü  Reinos africanos estavam em plena decadência política, econômica e social, o que resultou numa dominação quase absoluta pelos comerciantes europeus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário